Número total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

OS HOSPITAIS MEDIEVAIS DE LISBOA - Hospitalinho



Não conhecemos muito da história desta instituição, mas sabemos que foi fundado no séc. XIV por João Afonso Alenquer, localizando-se no actual cruzamento das ruas Garret, Serpa Pinto e da Trindade, ao Chiado.[1] Dele ainda encontramos referência, na freguesia dos Mártires, em 1758: “Na rua do Ferragial, limite desta freguesia até ao tempo do terramoto havia uma lojas, chamado o Hospitalinho, em que habitavam algumas pobres por provimentos que lhe davam os Irmãos da Mesa da Irmandade de Santo António dos Nobres sita no convento de São Francisco da Cidade como administradores do dito Hospitalinho.[2]

- Hospitalinho (petit hôpital):
Nous ne savons pas beaucoup sur l'histoire de cette institution, mais nous savons qu'elle a été fondée au XIVe siècle par João Afonso Alenquer, localisée sur l'intersection des actuelles rues Garret, Serpa Pinto et Trindade, au Chiado. On parle encore de l´hôpital, situé dans la paroisse des Martyrs, en 1758: «Dans la rue de Ferragial, à la limite de cette paroisse, jusqu'au moment du tremblement de terre il y avait une maison appelée l’Hospitalinho, dans lequel ont vécu quelques femmes pauvres, avec l’aide des Frères de la Confrérie de St. Antoine des Nobles qui habitaient dans le couvent de Saint François, administrateurs de l’Hospitalinho."

- Hospitalinho (small hospital):
We do not know much about the history of this institution, but we know it was founded in the 14th century by João Afonso Alenquer, and situated on the intersection of actual Garret, Serpa Pinto and Trindade streets, in Chiado. We still find mention of it, in the parish of Martyrs, in 1758: "In the Ferragial street, boundary of this parish until the time of the earthquake, there was a house called the Hospitalinho, where lived some poor ladies with the donatives of the St. Anthony of the Nobles Brotherhood, that was located in the San Francisco convent, who was the Hospitalinho administrators."


[1] Fernando da Silva Correia, Os Velhos Hospitais da Lisboa Antiga, Revista Municipal nº 10, Câmara Municipal de Lisboa, 1941, p. 11
[2] Paróquias da Baixa-Chiado, Memórias de Uma Cidade Destruída, Alètheia Editores, 2005, p. 86

Sem comentários:

Enviar um comentário