Número total de visualizações de páginas

COMO NASCEU O BLOG

   O início da história remonta à minha infância, devido a um facto primordial - nasci em Lisboa, capital de Portugal. 
    Desde cedo fui ouvindo factos curiosos sobre a cidade e visitando diversos locais, pela influência de minha mãe, amante de História, lisboeta de nascimento, incansável contadora de histórias. Ensinaram-me a percorrer a pé as ruas da cidade, lentamente, olhando para recantos para onde geralmente não se olha, ouvindo o som dos pregões do meu bairro na voz do povo, sentindo o palpitar dos bairros antigos e do Chiado, ouvindo histórias da boca de quem as queria contar, visitando museus e palácios, penetrando na penumbra das velhas igrejas, observando a azáfama das fragatas do Tejo em frente da minha janela e das carroças que passavam em direcção à Praça da Ribeira Nova ou que estacionavam nas velhas ruas da cidade.
    Por alturas de frequentar o liceu, resolvi recolher tudo o que encontrava sobre a História do meu bairro, momento em que me tornei íntima da obra de Júlio de Castilho, que repousava havia anos numa estante da minha casa. A compilação efectuada abriu-me o contacto com a pesquisa bibliográfica e resultou num pequeno conjunto de folhas manuscritas que foram divulgadas pela família.
    Quis o destino que hoje não fosse arqueóloga, actividade que me fascinava por estudar os mistérios inacessíveis ao comum dos humanos, mas na época seguir essa via implicava ultrapassar as fronteiras de Portugal. Com esse objectivo fiz uma exposição aos meus pais, quando terminei o 9º ano, apresentando as alternativas que me pareciam mais viáveis - São Paulo no Brasil e Paris em França. Não tive qualquer êxito!
    Optei então por enveredar pela área das ciências, progredindo por outros mistérios durante longos anos, os quais me obrigaram a delegar para segundo plano, sem que no entanto tivesse abandonado totalmente, a História e a Arqueologia.
    Estava escrito no livro da minha existência que um dia regressaria às minhas actividades de pesquisa histórica. Assim aconteceu num passado recente, quando circunstâncias várias me deixaram com tempo livre para me dedicar novamente a diversas actividades que tinha abandonado ou interrompido; surgiu de novo o desejo de conhecer cada vez mais profundamente a história de Lisboa, facilitado por um vasto espólio bibliográfico sobre a cidade que foi pertença do meu avô, ao qual associei outras obras por mim adquiridas ao longo dos anos.
    O conhecimento é um bem que apenas tem utilidade quando divulgado; do meu ponto de vista, não faz qualquer sentido reservar para nós próprios os dados que fomos adquirindo ao longo da vida. Tomei então a decisão de ir divulgando os resultados da minha pesquisa, para que outros aproveitassem a informação e a desenvolvessem, ou simplesmente para que tivessem alguns momentos de prazer ao tomar com eles certa intimidade. Utilizei para esse fim a arma mais poderosa que existe actualmente - a Internet. Pelo método absolutamente não científico de "tentativa e erro", nasceu este blog em 13 de Abril de 2012 e iniciei a sua divulgação a um punhado de amigos, por meio de correio electrónico e da minha página no Facebook. Sendo portuguesa, optei por escrevê-lo na língua materna, apesar de ter consciência que a barreira linguística poderia ser um entrave pesado à sua divulgação. Era minha forte convicção que o assunto não interessaria à maioria dos cidadãos e que poucos se iriam dar ao trabalho de ler para além da primeira mensagem! Penso que me enganei redondamente. O blog tem sido visitado mais frequentemente que as minhas previsões indicavam e por pessoas oriundas de variados países dos continentes europeu, americano, africano e asiático, quiçá pertencentes à diáspora portuguesa que iniciámos neste planeta há mais de 500 anos.
    Para que o blog se desenvolva mais ainda, gostaria de contar com a colaboração directa dos meus leitores e seguidores, através de perguntas, comentários ou críticas, que me conduziram sempre no caminho da melhoria! Estão assim todos convidados a participar!
    Bem hajam por dedicarem algum do vosso tempo à leitura de Histórias de Lisboa Antiga!

Cristina

6 comentários:

  1. Dou-lhe os meus parabéns pela sua investigação, e paixão pela cidade de Lisboa.Também partilho dos seus gostos. Tenho formação na área da História com especialização em Antropologia. Vou começar a ler alguma coisa sobre a cidade. Bem haja. José Antunes.

    ResponderEliminar
  2. Caro José Antunes
    Prazer em conhecê-lo, mesmo que indirectamente. Agradeço as suas simpáticas palavras, que são um estímulo para continuar; quando uma pessoa da área de História ou Arqueologia aprecia o meu trabalho, considero que o meu esforço está compensado e ajuda-me a tentar fazer cada ver melhor. O blog existe porque creio que o conhecimento não deve morrer connosco e sim ser divulgado aos outros, para bem comum.
    Continue a ler, a comentar e a contactar, será sempre bem-vindo!
    Cristina

    ResponderEliminar
  3. Cara Cristina Moisão, dou-lhe os meus parabéns e agradeço-lhe muito por ter criado este blog. Vim aqui parar por ter pesquisado sobre as águas de Alfama, depois de ter encontrado, por mero acaso, uma referência às mesmas. Sou um lisboeta (ligeiramente afastado da minha cidade-berço há cerca de vinte anos) profundamente ignorante de muita da sua história e mesmo de muitos dos seus locais interessantes. Tenho recentemente(re)visitado Lisboa aos fins de semana; este seu blog ajudar-me-á certamente nesses passeios. O próximo será em Alfama.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Gomes
      Agradeço as suas simpáticas palavras e a participação neste blog.
      Aproveito para informar que no próximo Domingo, dia 21-09-2014, irei realizar uma visita guiada aos locais onde existirem Alcaçarias, em Alfama. O ponto de encontro é no Largo do Chafariz de Dentro, às 11.00 horas e a participação é gratuita.
      Se quiser aproveitar, terei muito gosto na sua presença.
      Cumprimentos
      Cristina Moisão

      Eliminar
  4. Caríssima Drª Cristina,
    Também tenho uma filha médica e eu próprio sou da área de museus e patrimónios. Vim parar ao seu blogue porque vou fazer uma visita guiada a São Pedro de Alcântara / Trindade aos meus alunos de nova museologia de universidades séniores e intergeracionais de Amadora e Massamá / Monte Abraão. O seu trabalho é meritório e relevante. PARABÉNS. O meu blogue onde publico a maioria do que vou investigando é: http://cumpriraterra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alfredo Anciaes
      Agradeço as suas palavras, que são simpáticas e estimulantes. Este blog tem estado um pouco inactivo, sobretudo por falta de tempo; o interesse pela História de Lisboa continua.
      De quando em vez também vou dizer alguma coisa a universidades séniores, conheço o interesse que esses alunos têm por estas curiosidades.
      Vou ver o seu blog também.
      Bem haja pela participação!

      Cristina

      Eliminar